Estudantes são premiados em concurso de vídeo sobre Saúde na Escola

0
5

Os estudantes vencedores do concurso de vídeo educativo Saúde na Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, foram premiados na sede da Secretaria, nesta sexta-feira (5), em solenidade com a presença do secretário da Educação, Walter Pinheiro. A iniciativa visa promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola.  Os estudantes ganharam notebooks e os professores orientadores receberam uma placa de menção honrosa.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a importância destes projetos audiovisuais no âmbito escolar, que contribuem para promover o protagonismo juvenil. “O resultado desses vídeos demostra claramente que a atividade não está focada apenas no aprendizado, pois tratam das realidades locais, com questões que se aplicarão para a vida e esses vídeos podem ser acessados por outros estudantes em qualquer lugar através da rede”, destaca Pinheiro.

Ao todo, foram selecionados seis vídeos em curta-metragem, com até cinco minutos de duração, sobre temas como: prevenção à DST/AIDS, prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, prevenção ao uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas, promoção à cultura da paz, promoção à alimentação saudável e promoção à saúde ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Na solenidade, os estudantes fizeram uma apresentação musical sobre o combate ao Aedes aegypti.

Na oportunidade, o estudante Hebert Nogueira Santos, 16, que cursa o 1° ano no Colégio Estadual Edvaldo Flores, no município de Maetinga, também apresentou, com seus colegas, um vídeo sobre “Prevenção às DST/Aids”. “Nós utilizamos a linguagem da dramatização para chamar a atenção para o problema. Mostramos que é uma doença que as pessoas podem conviver com ela, que é importante combater o preconceito, mas também falamos da prevenção com o uso de preservativos”, comenta.

Já o estudante Matheus Vieira de Souza, 14, do 9º ano, da Escola de 1º Grau Jesus Cristo, em Salvador, conta que ficou muito feliz ao saber da repercussão do vídeo de sua equipe “Promoção à alimentação saudável” foi um dos contemplados no concurso. “É muito gratificante saber que produzimos algo que servirá para ajudar outras pessoas a adotarem hábitos saudáveis, tendo assim, uma melhor qualidade de vida”, afirma. Para a mãe de Matheus, Naiara Patrícia de Souza, ver seu filho sendo premiado é um orgulho. “Sempre acompanhei a vida escolar dele e estou orgulhosa com cada conquista. Ele se envolveu muito na produção desse vídeo e é algo que vai marcar a vida desses estudantes para sempre”, diz emocionada.